Coral das Lavadeiras e Carlos Farias iniciam nova turnê pelo Jequitinhonha

O projeto “Rodas de Conversa e Cantoria com as Lavadeiras – Ano II”, aprovado no Edital 2016 do Fundo Estadual de Cultura, possibilitará um encontro inédito das famosas lavadeiras/cantoras com os alunos e professores de seis escolas públicas, nos municípios de Felizburgo, Mata Verde, Divisópolis, Almenara, Palmópolis e Itaobim. Ele dá continuidade ao vitorioso projeto realizado no ano passado. Na edição 2017 haverá, também, o lançamento do CD “Palma do Rio” – contendo uma coletânea de canções gravadas nos discos “Batukim Brasileiro”, “Aqua” e “Devoção”.

Read more »

Carlos Farias e Lavadeiras lançarão novo CD

Riozinho” é o nome escolhido para o novo CD do cantor Carlos Farias e o Coral das Lavadeiras de Almenara. Trata-se do quarto disco do grupo, em fase de pré-produção. Ele dará seqüência aos premiados “Batukim Brasileiro – o canto das Lavadeiras” (2002), “AQUA – a música das Lavadeiras do Jequitinhonha” (2005) e “Devoção” (2014). De acordo com o produtor Carlos Farias, ele manterá o padrão dos anteriores, principalmente quanto ao repertório, formado por canções recolhidas do rico folclore dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Haverá batuques, modinhas, cantigas e sambas de roda. A temática ambiental estará presente, a começar pela canção título, que é uma declaração de amor às águas.

Os recursos estão sendo captados através do projeto “Jequiticanto – Batendo Roupa, Cantando a Vida” – Pronac 1511239, aprovado no artigo 18 da Lei Rouanet, em nome da Associação Comunitária das Lavadeiras de Almenara. Os principais patrocinadores, até o momento, são a Copasa e a Farmácia Indiana.  As lavadeiras ainda buscam outras parcerias. Informações sobre o patrocínio: (31) 99943-3414 / carlosfarias@terra.com.br

Adélia Barbosa é a nova presidente da Associação Comunitária das Lavadeiras

Um expressivo número de integrantes da Associação Comunitária das Lavadeiras de Almenara se reuniu em Assembléia Geral Ordinária no dia 26 de abril de 2017, na Casa Pastoral, no Bairro São Pedro, e elegeu a nova Diretoria e o Conselho Fiscal da entidade.  A lavadeira Adélia Barbosa da Silva ocupará a presidência da ASLA pelos próximos três anos, juntamente com Alencar Ferreira (vice-presidente), Vera Lúcia Barbosa Carvalho (secretária),  João Fernandes Avelar (segundo secretário), Tereza Fernandes de Souza Novais (tesoureira) e Agnônia Isabel da Conceição (segunda tesoureira).

A ex- presidente, Tereza Fernandes de Souza Novais, fez um balanço da sua gestão, destacando a gravação do CD “Devoção” pelo Coral das Lavadeiras, fruto de um convênio da Associação Comunitária com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Ela também mencionou a parceria com a COPASA, que viabilizou o fornecimento de água gratuita para o funcionamento das duas lavanderias comunitárias, após uma crise que paralisou as atividades das lavadeiras por quase dois meses.

Prêmio Grão de Música para as Lavadeiras e Carlos Farias

O compositor Carlos Farias e o Coral das Lavadeiras serão contemplados com o “Prêmio Grão da Música 2016”, no dia 26 de novembro, em São Paulo. De acordo com os organizadores, o prêmio busca valorizar e divulgar compositores, compositoras e intérpretes da música brasileira (gênero canção) de diferentes gerações, vinda de todas as regiões do país, cuja criação poética e musical contemple as características e sotaques locais, regionais e nacionais.

Read more »

Projeto “Rodas de Conversa e Cantoria com as Lavadeiras” foi um sucesso

Coral Lavadeiras de Almenara e o compositor Carlos Farias realizaram apresentações culturais em escolas públicas de seis municípios do Baixo Jequitinhonha: Almenara, Bandeira, Jacinto, Jequitinhonha, Jordânia e Rubim. Os eventos aconteceram nos meses de maio e junho de 2016 e mobilizaram centenas de alunos, professores, pais e comunidade.  

Read more »

Coral das Lavadeiras e Carlos Farias iniciam apresentações em escolas

O projeto “Rodas de Conversa e Cantoria com as Lavadeiras de Almenara” aprovado no Edital 2015 do Fundo Estadual de Cultura (protocolo 0045/01/2015/FEC) levará as canções e saberes das lavadeiras aos alunos e professores de seis escolas públicas de diferentes municípios do Território do Baixo Jequitinhonha. Read more »