Coral das Lavadeiras perde Adélia Barbosa

O céu do Vale do Jequitinhonha ganhou uma linda estrela! Faleceu no dia 9 de setembro, aos 77 anos, a lavadeira-cantora Adélia Barbosa da Silva. Dona Dé, como todos a chamavam, era uma pessoa maravilhosa, criativa, dinâmica, querida por todos. Sua contribuição para o coral foi inestimável e será lembrada para sempre.

Read more »

Coletânea “Palma do rio” comemora os 26 anos do Coral das Lavadeiras

Esta é a capa do CD “Palma do rio”, lançado no mês de setembro de 2017, em seis escolas públicas do Médio e Baixo Jequitinhonha, durante as apresentações do coral. A coletânea reúne 19 canções gravadas por Carlos Farias e o Coral das Lavadeiras nos CDs “Batukim Brasileiro – o canto das Lavadeiras”, “AQUA – a música das lavadeiras do Jequitinhonha” e “Devoção”.
Read more »

Turnê 2017 das lavadeiras e Carlos Farias repercute nas escolas

Almenara entrada das lavadeiras

O Coral das Lavadeiras de Almenara e o compositor Carlos Farias realizaram, na primeira quinzena de setembro de 2017, o projeto “Rodas de Conversa e Cantoria com as Lavadeiras – Ano II”, em seis municípios do Território Médio e Baixo Jequitinhonha: Felisburgo, Mata Verde, Divisópolis, Almenara, Palmópolis e Itaobim.

Read more »

Carlos Farias inicia projeto cultural nas escolas

O cantor Carlos Farias, regente do Coral das Lavadeiras de Almenara, está realizando o projeto “Canções e Histórias do Brasil Profundo – Ano II”, em escolas públicas de Minas Gerais. Utilizando o formato palestra/show ou “aula-espetáculo”, ele compartilha com os alunos e professores canções e histórias de origem indígena e africana, tendo o folclore, a cultura popular, o meio ambiente e os direitos humanos como foco. 
 

Read more »

Coral das Lavadeiras e Carlos Farias iniciam nova turnê pelo Jequitinhonha

O projeto “Rodas de Conversa e Cantoria com as Lavadeiras – Ano II”, aprovado no Edital 2016 do Fundo Estadual de Cultura, possibilitará um encontro inédito das famosas lavadeiras/cantoras com os alunos e professores de seis escolas públicas, nos municípios de Felizburgo, Mata Verde, Divisópolis, Almenara, Palmópolis e Itaobim. Ele dá continuidade ao vitorioso projeto realizado no ano passado. Na edição 2017 haverá, também, o lançamento do CD “Palma do Rio” – contendo uma coletânea de canções gravadas nos discos “Batukim Brasileiro”, “Aqua” e “Devoção”.

Read more »

Carlos Farias e Lavadeiras lançarão novo CD

Riozinho” é o nome escolhido para o novo CD do cantor Carlos Farias e o Coral das Lavadeiras de Almenara. Trata-se do quarto disco do grupo, em fase de pré-produção. Ele dará seqüência aos premiados “Batukim Brasileiro – o canto das Lavadeiras” (2002), “AQUA – a música das Lavadeiras do Jequitinhonha” (2005) e “Devoção” (2014). De acordo com o produtor Carlos Farias, ele manterá o padrão dos anteriores, principalmente quanto ao repertório, formado por canções recolhidas do rico folclore dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Haverá batuques, modinhas, cantigas e sambas de roda. A temática ambiental estará presente, a começar pela canção título, que é uma declaração de amor às águas.

Os recursos estão sendo captados através do projeto “Jequiticanto – Batendo Roupa, Cantando a Vida” – Pronac 1511239, aprovado no artigo 18 da Lei Rouanet, em nome da Associação Comunitária das Lavadeiras de Almenara. Os principais patrocinadores, até o momento, são a Copasa e a Farmácia Indiana.  As lavadeiras ainda buscam outras parcerias. Informações sobre o patrocínio: (31) 99943-3414 / carlosfarias@terra.com.br