
O verdadeiro alcance do projeto “Caravana Musical – Cultura e Cidadania” não pode ser avaliado apenas pela quantidade de pessoas que compareceram aos eventos, nem dos milhares que receberam mensagens pelo rádio, carros de som, TV, redes sociais, e-mails e peças gráficas. Seu efeito e importância passam por aspectos intangíveis como pertencimento, autoestima, emoções despertadas – riso, lágrimas – afetos, memórias…Passa por uma cadeia sistêmica de influências nas áreas da educação, cultura, história, ecologia, economia, responsabilidade social.
O objetivo geral e os específicos foram amplamente alcançados. Na troca de saberes, houve um mútuo aprendizado: lavadeiras, público, equipe de produção… Todos se transformaram pelo poder da arte, da beleza profunda e singela das cantigas e histórias de vida das integrantes do Coral das Lavadeiras. Novas possibilidades e narrativas se abriram na vida de todos os participantes.
Outros aspectos relevantes foram:
a) A gratuidade dos eventos e a democratização do acesso para todos, sem distinção de gênero, idade, cor, religião, classe social.
b) A valorização dos conhecimentos tradicionais,
c) O respeito à diversidade,
d) A disseminação de uma cultura da paz.
e) A geração de renda e inclusão sociocultural
f) A doação dos Cds AQUA, Batukim Brasileiro e Devoção para os artistas e entidades parceiras
g) A exposição adequada da marca e do patrocínio da Petrobras.
Nova tiragem dos CDs “Aqua” e “Batukim Brasileiro”
Outra objetivo alcançado com o projeto Caravana Musical foi a nova prensagem dos Cd-livros “Batukim Brasileiro – o canto das lavadeiras” e “Aqua – a música das lavadeiras do Jequitinhonha”, que estavam esgotados. A parceria com a Petrobras possibilitou a fabricação de mil exemplares de cada disco. Trata-se de obras fonográficas fundamentais na preservação e difusão da música folclórica e para folclórica do Vale do Jequitinhonha. De acordo com Carlos Farias, co-autor e produtor dos discos, eles se transformaram em verdadeiras antologias, referência nacional para outros artistas e estudiosos da cultura popular em Minas Gerais. Parte dos discos será distribuída gratuitamente em escolas e centros culturais. Outra parte continuará sendo vendida, para manutenção do trabalho cultural com as lavadeiras.
Diante disso, afirmamos que o projeto cumpriu seus objetivos, indo além em diferentes aspectos. O capital social gerado por ele foi muito maior do que o investimento feito Isso é da maior importância. Agradecemos a todos que contribuíram para a realização desse projeto e aguardamos a sua continuidade.