Caravana Musical realizou importantes eventos em Brumadinho

Conversa de Lavadeira – sexta-feira, 21 de março: o evento realizado no pátio interno da Secretaria de Turismo e Cultura de Brumadinho contou com a presença da Secretária Marta Damarto e toda a sua equipe. Também compareceram lideranças comunitárias, o cantor Sanráh, natural da cidade e representantes do grupo  “Sorriso Negro”, do Quilombo do Sapé. As lavadeiras compartilharam canções e histórias de suas vidas, lutas e labutas nas roças e beiras de rio no Vale do Jequitinhonha, até culminar na formação do coral, há 23 anos, sob a batuta de Carlos Farias.

Show “Devoção” – sábado, 22 de março: no Dia Mundial das Águas as lavadeiras, Carlos Farias e banda emocionaram o grande público que compareceu na Praça Doutor Belford, no palco armado diante da Casa da Cultura Carmita Passos.  Brumadinho é uma cidade situada na beira do Rio Paraopeba e cercada por lindas montanhas. Sua diversidade cultural é rica. Além de Inhotim, o famoso museu a céu aberto, construído entre lagos e exuberante vegetação, o município conta com artistas talentosos em diferentes áreas. Nos seus distritos vários grupos de congado e remanescentes quilombolas mantém suas tradições, mesmo sem apoios efetivos. Um desses grupos – o Negro por Negro – emocionou as lavadeiras e todo o público, cantando e dançando no palco temas musicais que falavam da paz e harmonia entre os homens. A Secretária Municipal de Turismo e Cultura, Marta Boaventura, fez o papel de mestre de cerimônias, apresentando os artistas. Em seguida, o cantor Carlos Farias subiu no palco e cantou duas canções da sua autoria – “Mão de Nego” e “Quebrando coco”, muito apropriadas para o momento. Falou do projeto, agradeceu aos patrocinadores e convidou as lavadeiras, sob os aplausos da platéia. Elas encantaram o público. O show ainda contou com a participação especial do cantor e compositor Sanráh, filho da terra. Foi mais uma noite abençoada pelos santos e orixás. Missão cumprida.

Oficina “Elaboração de Projetos Culturais” – segunda-feira, 31 de março:  a última ação do projeto “Caravana Musical” em Brumadinho aconteceu na Casa da Cultura Carmita Passos. Doze pessoas, representando segmentos ligados ao turismo, educação e cultura da cidade participaram da oficina ministrada por Carlos Farias. As comunidades quilombolas do Sapé e Ribeirão também enviaram representantes. Ao final, todos destacaram a importância do evento, que veio suprir uma necessidade local.

Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.

Comments are closed.