
Depois do êxito da sua passagem por Machacalis, o projeto “Caravana Musical – Cultura e Cidadania” esteve em Pavão – MG, nos dias 09 e 10 de maio. Foi a última etapa da turnê nesta primeira edição do projeto, e os resultados superaram as expectativas.
A divulgação do projeto na cidade incluiu, além de carro de som, um cortejo pelas ruas da cidade, organizado pelos integrantes da Cia Poaia de Teatro.
A oficina básica de “elaboração de projetos culturais”, ministrada pelo cantor e produtor cultural Carlos Farias, reuniu 38 participantes na Casa de Cultura de Pavão. Um número recorde, considerando que a média nas outras cidades (Brumadinho, Berilo e Machacalis) foi 12 pessoas. O tema atraiu pessoas até de Teófilo Otoni, principal cidade do Vale do Mucuri. Compareceram representantes das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Serviço Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Cia Poaia de Teatro, Ponto de Cultura CEIA e outras pessoas da comunidade.
A “Conversa de Lavadeira” realizada na sede do CEIA – Centro Educacional para a Infância e a Adolescência, na noite do dia 9 de maio, reuniu dezenas de pessoas, incluindo o Prefeito Antônio Carlos Ruas – Carlão, seu secretariado, crianças e adolescentes do CEIA, o grupo de terceira idade “Jovens para sempre”, a diretoria e funcionários do CEIA, outras pessoas da comunidade e Lucas Odoni, representante da Petrobras, que veio de Brasília para participar dos eventos. Foi uma noite emocionante. A atriz Carol Araújo e Júlia Ruas (Cia de Poaia de Teatro) apresentaram a performance “Louvação à Comadre Chuva”. Em seguida Carlos Farias e as lavadeiras cantaram e compartilharam suas histórias de vida. A emoção tomou conta de todos. Após a apresentação de um número de dança pelos adolescentes do CEIA, as pessoas presentes puderam fazer perguntas para as lavadeiras. Momentos de muita descontração e riso. Ao final, foi servido um lanche para todos. Missão cumprida.
No sábado, dia 10, a festa começou com a apresentação do espetáculo Preto no Branco com o Grupo Poaia de Teatro. Depois o Coral do CEIA – Alegria de Criança, regido pela cantora e psicóloga Beatriz Farias, subiu ao palco e apresentou um lindo repertório de canções folclóricas, incluindo homenagens ao Coral das Lavadeiras. Em seguida o cantor Carlos Farias e banda brindaram o imenso público com músicas próprias, de conteúdo social e ecológico. Na sequência, as lavadeiras deram continuidade ao espetáculo, apresentando músicas dos três discos lançados pelo grupo. A platéia vibrou intensamente. Ao final, todos os artistas subiram no palco, juntamente com o prefeito, com Jandira Cangussu (representando o CEIA), Lucas Odoni (Petrobras) e foi cantada última canção – Calix Bento – fechando com chave de ouro uma noite memorável.
Na avaliação de Jandira Cangussu, Diretora de Assuntos Culturais do Ponto de Cultura CEIA, “o povo atendeu ao nosso chamado e veio para a praça. Crianças, adolescentes, adultos, jovens e idosos. Estes últimos, Jovens para sempre! Vieram ver e ouvir as Lavadeiras, cantar com elas cantigas e benditos, estabelecer novos laços e fortalecer os vínculos comunitários. A oficina de projetos, a Conversa de Lavadeira, o show Devoção e demais momentos oportunizados pela passagem da Caravana Musical em Pavão renovaram nossas energias e fortaleceram a nossa crença de que a cultura popular, com suas mudanças e permanências é viva e dinâmica e a interação entre culturas promove o desenvolvimento e deve ser valorizada e fortalecida.”
Para Carlos Farias, idealizador da Caravana Musical, “o projeto cumpriu todos os objetivos, indo além em diferentes aspectos. A participação das pessoas nas comunidades visitadas foi maravilhosa, havendo uma intensa troca de informações artísticas e culturais. O retorno em forma de aumento da autoestima, da sensação de pertencimento e valorização do saber das pessoas envolvidas – o chamado capital social – certamente foi muito maior do que o investimento feito até agora. Isso é o que vale.”