O Coral das Lavadeiras e o cantor Carlos Farias concluíram com êxito o projeto “Rodas de Conversa e Cantoria com as Lavadeiras de Almenara – Ano III”, patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura.
O novo roteiro, que incluiu apresentações no Alto Jequitinhonha (Minas Novas), Médio (Ponto dos Volantes) e Baixo Jequitinhonha (Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Jacinto, Joaíma, Jequitinhonha/Guaranilândia e Almenara/Pedra Grande) possibilitou a integração regional, por meio da música e o exemplo das lavadeiras. Os artistas cantaram canções dos CDs “Palma do rio” e “Riozinho”, lançados durante a turnê. Várias unidades foram distribuídas entre os alunos e professores.
Este foi o cronograma das apresentações realizadas no mês de outubro do ano passado: Escola Estadual Professor Antônio Gomes Moreira (Joaíma, 02/10), Escola Estadual Alonso Barbuda (Ponto dos Volantes, 03/10), Escola Estadual José Bento Nogueira (Minas Novas, 04/10), Escola Estadual Clemente da Rocha Bandeira (Santo Antônio do Jacinto, 07/10), Escola Estadual José Joaquim Cabral (Santa Maria do Salto, 08/10), Escola Estadual de Pedra Grande (Almenara, 09/10) e Escola Estadual Coronel João da Cunha, em Guaranilândia (Jequitinhonha, 10/10).
O projeto repercutiu positivamente nas escolas, conforme depoimentos de alunos e professores gravados nos vídeos postados no Youtube. O público presente nas rodas de conversa foi de 3.550 pessoas. Houve uma rica troca de experiências artísticas entre os participantes. Os objetivos foram cumpridos. A Associação Comunitária das Lavadeiras, o Coral e a equipe de produção agradecem a todos os colaboradores. A expectativa agora é conseguir captar recursos para outros projetos em 2020. No mês de setembro deste ano o Coral completará três décadas de existência, sempre valorizando a cultura, o folclore, o pertencimento, a preservação das águas e da biodiversidade. Viva!
Vídeos no Youtube:
1 – CORAL DAS LAVADEIRAS EM MINAS NOVAS:
2 – Lavadeiras em Santo Antônio do Jacinto
3 – LAVADEIRAS EM SANTA MARIA DO SALTO
4 – Coral das Lavadeiras em Guaranilândia